O descarte irregular de entulhos traz problemas para a população, como a proliferação de insetos, ratos e escorpiões, por exemplo. Com o intuito de inibir essa prática, a Prefeitura Municipal de Bady Bassitt, por meio do decreto 3.237/2025, regulamentou o uso de caçambas no município no primeiro semestre deste ano.
Desde que a lei entrou em vigor, está proibido descartar entulhos e lixo em áreas verdes, vias públicas e margens de córregos. As empresas de caçambas são responsáveis pela destinação correta dos resíduos coletados, e a instalação das caçambas deve seguir regras que evitem riscos ao trânsito e à segurança dos pedestres.
De acordo com o decreto 3.237/2025, as caçambas devem ser instaladas seguindo regras, como ficar posicionadas de forma paralela à calçada e ter a identificação da empresa locadora e sinalização refletiva.
Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Renan Moura, as mudanças vão trazer mais benefícios para a cidade. “Com o novo gerenciamento de entulho, vamos reduzir os impactos ambientais, melhorar a limpeza dos espaços públicos e oferecer mais segurança à população”.
Inicialmente, a Prefeitura realiza uma campanha de orientação à população e às empresas sobre o descarte adequado de entulho. Encerrado o período educativo, quem descumprir as regras poderá ser notificado e multado.