No próximo dia 18 de setembro, Bady Bassitt será palco do GIRO PRO, ação integrante do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais e fomentar a inovação no setor cultural e criativo da região. O encontro está marcado para às 18h30, no Fundo Social de Solidariedade Marta Vieira, que fica na Rua Miguel Couto, 1.935. Além de contar com a presença de representantes locais, o evento também estende o convite a municípios vizinhos.
O CULTSP PRO é um programa gerido pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, e a realização do GIRO PRO em Bady Bassitt conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos. A atividade é gratuita, aberta ao público e não exige inscrição prévia.
A programação do GIRO PRO será dividida em dois momentos. Na primeira parte, a equipe do programa conduzirá uma 'masterclass', apresentando os objetivos do CULTSP PRO e detalhando as escolas que integram a iniciativa. Em seguida, será realizado o seminário "Laboratório de Futuros", voltado ao mapeamento dos territórios, com foco na identificação das necessidades, características e potenciais de cada município. A proposta é subsidiar ações futuras de formação profissional voltadas aos setores culturais e criativos em diversas regiões do Estado.
O GIRO PRO é uma ação estratégica do CULTSP PRO que tem como objetivo levar, de forma gratuita, a qualificação profissional a todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo. Desde seu lançamento, em outubro do ano passado, até abril deste ano, a iniciativa já beneficiou 22.943 pessoas por meio de cursos, palestras, masterclasses e seminários. Nesse período, foram realizados 138 cursos, que somaram 3.898 alunos matriculados.
Estruturado em seis escolas temáticas, o CULTSP PRO oferece formações adaptadas às diferentes áreas da cultura e da economia criativa. Os temas abordam desde artes cênicas, produção musical e cenografia até curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. A iniciativa também inclui o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro, voltado ao fortalecimento de grupos artísticos e à valorização das expressões culturais regionais.