Boa notícia para o Meio Ambiente. A cidade de Bady Bassitt registrou a maior redução de queimadas dos últimos seis anos. Neste ano, entre os meses de janeiro e outubro, foram registradas 16 ocorrências, que atingiram 14,76 hectares. Os dados são do 13º Grupamento de Bombeiros / Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A queda no número de registros foi de 61,9% em relação ao ano passado, quando ocorreram 42 queimadas. A redução é ainda maior se a comparação for feita com a área queimada. No período, 137,21 hectares foram atingidos pelas queimadas, o que representa uma redução de 89,24%.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a melhora é resultado de ações integradas e contínuas. Algumas, por exemplo, são a retirada de entulhos e resíduos de construção civil (RCC) de áreas verdes, a manutenção dos aceiros e as campanhas educativas junto à população.
Além dessas medidas, os decretos municipais de fiscalização de caçambas, instalação de lixeiras e adoção de áreas públicas reforçaram o controle sobre o descarte irregular de resíduos, reduzindo os pontos de risco para incêndios.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Renan Moura, afirma que o resultado é fruto de um trabalho conjunto e planejado entre as secretarias municipais e parceiros. “Os números mostram que o trabalho integrado dá resultado. Ações de limpeza, fiscalização e conscientização foram realizadas de forma constante, envolvendo as Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Agricultura, e Obras Serviços Gerais e Trânsito, além da colaboração da empresa responsável pelos serviços urbanos”, destaca o secretário.