A Prefeitura de Bady Bassitt realizou, na manhã de sexta-feira, dia 24, a posse do primeiro Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), o primeiro a ser instalado desde a criação do órgão, em 2001.
Estiveram presentes no Paço Municipal, a prefeita Meiri Catelani, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Renan Moura Virgínio, o secretário de Governo Alexandre Costa, o Dr. Éberton Guimarães Dias, assessor jurídico da Prefeitura, além dos conselheiros nomeados pelo Decreto nº 3278/2025.
O Comdema é um órgão consultivo e deliberativo que propõe e acompanha políticas públicas ambientais. Previsto na Lei nº 1.537/2001 e reestruturado pela Lei nº 1.950/2009, o Conselho é composto por representantes do poder público e da sociedade civil.
A coordenadora de Urbanismo Fernanda Luise destacou a importância da instalação do órgão e a responsabilidade dos conselheiros na construção de uma cidade mais sustentável. “O Comdema representa um espaço de diálogo e colaboração. É um passo essencial para fortalecer a gestão ambiental e desenvolver projetos que melhorem a qualidade de vida em Bady Bassitt”, afirmou.
O Condema possui 10 representantes (5 titulares e 5 suplentes) do Poder Público Municipal, incluindo as áreas de Serviços de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Poder Legislativo Municipal e a Casa da Agricultura, Governo do Estado. O Conselho também conta com 10 representantes (5 titulares e 5 suplentes) da Sociedade Civil, englobando a Sociedade dos Produtores Rurais, o Comércio Local, a Indústria Local, o Rotary Club de Bady Bassitt e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Com a instalação do Comdema, Bady Bassitt reafirma seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU e com as metas de desenvolvimento sustentável, fortalecendo o meio ambiente como eixo central da gestão pública.