Quem passa pela marginal da BR-153, no bairro Lago Sul II, já percebe as melhorias no trecho onde um buraco de cerca de 150 metros quadrados e quatro de profundidade que comprometia o tráfego. A prefeitura iniciou os reparos para solucionar o problema, em uma obra orçada em R$ 310 mil, que vai restabelecer a mobilidade e a segurança dos moradores da região.
A cratera surgiu após o rompimento de uma tubulação subterrânea. A água que passava pelo local era direcionada à represa existente na área verde do bairro, a cerca de 100 metros do ponto da obra. Em abril de 2024, o alto volume de chuvas fez com que a água da represa retornasse pela tubulação, forçando a estrutura até o rompimento. O problema causou erosão e o desabamento do asfalto.
A construtora vencedora da licitação executa agora a substituição da tubulação antiga, a recuperação do sistema de drenagem e a construção de um novo talude. Segundo o engenheiro responsável, Miller Felippe, estão sendo realizadas ligações de drenagem pluvial em tubos de concreto, com compactação do solo. “O poço de visita também está sendo reformado para permitir acesso para inspeção, limpeza e manutenção das tubulações, junto com a execução de uma boca de lobo”, explica o engenheiro.
O secretário de Obras, Serviços Gerais e Trânsito de Bady Bassitt, Elias Barufi, reforça a importância da intervenção. “Sabemos o quanto esse buraco causou transtornos para os moradores. Com essa obra, o trânsito volta ao normal e a população pode circular com segurança. Nosso compromisso é resolver o problema de forma definitiva”, destacou.