Desde o último sábado, 1º de novembro, os pacientes que precisarem utilizar o Pronto Atendimento Alcimino Assis Lourenço terão o atendimento ainda mais agilizado. Isso porque a Prefeitura de Bady Bassitt, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da OSS - Santa Casa de São Bernardo do Campo, está implantando um novo protocolo de atendimento, o Fast Track.
Via rápida, na tradução literal, o protocolo tem o objetivo de agilizar o atendimento. Antes, o paciente que chegava ao Pronto Atendimento passava pela classificação de risco, aguardava a consulta, seguia para a medicação, eventualmente ia à farmácia e só então recebia alta. Agora, em casos mais simples, a medicação já é fornecida diretamente durante a consulta.
Para a coordenadora assistencial da Santa Casa de São Bernardo do Campo, Fernanda Senhorini, o protocolo traz vários benefícios. “Além de agilizar o atendimento, o Fast Track fortalece a segurança do paciente ao reduzir o risco de agravamento do quadro por longas esperas, e contribui para o bom funcionamento de toda a rede de atenção à saúde”, destaca.
O novo protocolo é aplicado em casos específicos. O paciente deve ter entre 15 e 59 anos, ter recebido pulseira nas cores verde ou azul (casos menos complexos), não ser gestante e apresentar uma queixa.
Por exemplo, caso um paciente de 30 anos tiver passando por uma crise de enxaqueca, ele será atendido pelo fast track. Mas caso ele tenha outra queixa, por exemplo uma crise de enxaqueca e diarreia, ele terá o atendimento normal.
O Fast Track irá operar de segunda-feira a sexta-feira, das 7h15 às 18h45. Aos sábados, domingos e feriados, das 7h15 às 18h30.
CAPACITAÇÃO
Assim como foi feito com a implementação da Classificação de Risco, toda a equipe de enfermagem e o corpo médico passou por uma capacitação, que foi realizada nos dias 23 e 24 de outubro, com duas turmas em cada dia, para que todos fossem capacitados sem deixar o Pronto Atendimento desassistido.