Ultrassom, raio-X e eletrocardiograma. Essas são algumas das inovações realizadas nos últimos quatro meses no Pronto Atendimento Alcimino Assis Lourenço.
As mudanças, que têm como principal objetivo reduzir o tempo de espera e oferecer aos pacientes um atendimento mais eficiente e de qualidade, são resultado da parceria entre a Prefeitura de Bady Bassitt e uma Organização Social de Saúde (OSS). “Essa colaboração garante um atendimento de urgência e emergência mais qualificado para a população, que é nossa prioridade. Com esse apoio, conseguimos implementar tecnologia, organização e novos protocolos que já estão transformando o dia a dia dos pacientes”, destaca Sirlei Furusio, secretária municipal de Saúde, ao falar sobre a chegada da OSS ao município.
No primeiro trimestre deste ano, uma equipe da Prefeitura de Bady Bassitt visitou instituições de referência em gestão de saúde em São Paulo, buscando modelos de sucesso. Após análise das propostas, a Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo (SP) foi escolhida para firmar a parceria, por apresentar a capacidade técnica necessária para atender aos requisitos do contrato.
A OSS iniciou as operações em Bady Bassitt na primeira semana de maio, trazendo avanços significativos para a saúde local. Até abril, o município acumulava uma demanda reprimida de 2.800 exames de ultrassom. Para suprir essa necessidade, a OSS, em parceria com a Prefeitura, adquiriu o primeiro aparelho moderno de ultrassonografia da cidade, garantindo mais agilidade e facilitando o acesso rápido aos exames para a população.
Além do novo aparelho de ultrassom, outras melhorias estruturais também estão visíveis no Pronto Atendimento Alcimino Assis Lourenço. O sistema de raio-X, por exemplo, foi modernizado, agilizando os diagnósticos e elevando a qualidade do atendimento médico.
Com o objetivo de tornar os atendimentos ainda mais rápidos e precisos, o Pronto Atendimento também passou a contar com um novo aparelho de eletrocardiograma. O equipamento permite a realização do exame em apenas 10 segundos, com o laudo gerado em outros seis, o que amplia a capacidade de diagnósticos em menos tempo e melhora a eficiência no cuidado ao paciente.
Na parte estrutural, o Pronto Atendimento também passou por revitalizações visíveis, com nova pintura na fachada e adesivação das paredes, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e organizado.
A implantação de sinalização nas salas e a adoção de novos protocolos nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) são outros exemplos das ações realizadas para otimizar os serviços de saúde no município, apresentando à população um novo Pronto Atendimento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em dias comuns, o tempo médio entre a recepção e a alta do paciente é de aproximadamente 1h30, um reflexo direto das melhorias implementadas.
As melhorias continuam, e novas iniciativas já estão previstas. Com o objetivo de tornar o atendimento ainda mais ágil, a OSS deve implantar em breve o modelo Fast Track, que prevê um fluxo unificado, com médicos e técnicos atuando de forma integrada. A proposta é direcionada aos pacientes com classificação de risco mais baixa, permitindo que sejam avaliados e medicados diretamente no consultório, de maneira rápida e eficiente.
Outro avanço importante é a implantação do sistema de classificação de risco. Agora, ao chegar ao Pronto Atendimento, o paciente passa por uma triagem em que seus sintomas são avaliados e classificados em quatro categorias: Não Urgente, Pouco Urgente, Urgente e Emergência. Esse sistema organiza o fluxo de atendimentos conforme a gravidade dos casos e oferece ao paciente uma estimativa mais precisa do tempo de espera.