Para oferecer um atendimento de saúde mais amplo e acessível a toda população, a Prefeitura de Bady Bassitt, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o horário de trabalho dos agentes comunitários do município, que passaram a atender após as 18h, aos finais de semana e feriados.
A medida visa corrigir um déficit na saúde do município. Tendo em vista que grande parte da população trabalha em outras cidades, o horário de atendimento não supria a realidade da população. A medida também colabora com o censo demográfico da cidade, calculando quantas pessoas vivem nas casas, o que ajuda no repasse de verbas para o município.
A coordenadora chefe de saúde Karina Cabreira ressalta que grande parte da população ainda não foi cadastrada. “O horário alternativo é para a gente chegar o mais perto possível do número real de moradores que tem no município, para cadastrar essas pessoas. Sabendo o número real, conseguimos acompanhar essas pessoas e as demandas da saúde na cidade”.
O agente de saúde é responsável por fazer a ligação entre uma família e o sistema público de saúde. Durante a visita, ele entrega guias agendadas, realiza agendamentos de consultas e faz a busca ativa de pessoas que não tomaram vacinas verificando as carteirinhas de vacinação, por exemplo.
Karina afirma que é importante que a população abra as portas para os agentes de saúde. “Às vezes as pessoas têm medo de abrir a porta, mas todos estão identificados por um crachá. Aceitando os agentes, é facilitada a identificação de problemas, a promoção de ações educativas e de prevenção”.
Com a iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso em fazer uma saúde mais próxima e eficiente. A participação da população é fundamental para o trabalho dos agentes, garantindo acesso aos serviços e cuidados oferecidos pela rede pública de saúde.