A Comissão de Avaliação do Terceiro Setor realizou visitas às instituições parceiras que recebem recursos públicos do município. Formada por representantes de diferentes setores da administração municipal, a ação realizada pela comissão é parte de uma exigência legal que determina que a fiscalização desses locais seja feita ao menos uma vez por ano.
Durante as visitas, foram avaliadas as condições físicas e estruturais das instituições, como segurança, acessibilidade, limpeza e atendimento prestado aos usuários. O controlador interno Raphael Barison é responsável por analisar a aplicação dos recursos públicos nas entidades. Para ele, as visitas presenciais às entidades do Terceiro Setor são essenciais para a administração pública, porque permitem a verificação in loco da aplicação dos recursos. “As visitas promovem a transparência, a responsabilidade na gestão e o fortalecimento da parceria entre o Poder Público e as organizações da sociedade civil”. Barizon prossegue destacando a importância das visitas. “Elas são fundamentais para garantir que os munícipes estejam recebendo um serviço adequado e humanizado”.
Além de Raphael Barison, compõem a Comissão: Lesley Nespolo, responsável pela análise da parte social, Bruna Tagliavini, que avalia os aspectos administrativos, e Rose Tomas, que observa os critérios educativos.
Ao todo, as instituições atendem 114 munícipes, encaminhados após avaliação social. As visitas incluíram a Associação Renascer, ARCD, Lar São João, Associação Bem Comum, Associação Alma Autista, Lar Fuad Assad, Lar São Vicente de Paulo, APAE Rio Preto e Instituto dos Cegos. Cada instituição oferece serviços específicos voltados a diferentes públicos e necessidades.
O balanço final da fiscalização foi positivo, sugerindo alguns apontamentos estruturais, as instituições visitadas demonstraram uso adequado dos recursos públicos e um forte compromisso com a qualidade do atendimento prestado à população.