A Prefeitura de Bady Bassitt, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Eventos, com apoio da Câmara Municipal, realiza nos dias 25 e 26 de setembro de 2026 a 1ª Festa das Nações da Educação. O evento será realizado no Recinto de Rodeio José Elias Abrahão Neto, com entrada gratuita.
A iniciativa tem como objetivo valorizar as escolas municipais, promover a integração entre alunos, famílias e comunidade e proporcionar experiências educativas voltadas ao conhecimento e à valorização da diversidade cultural. Durante os dois dias de evento, o público terá a oportunidade de conhecer diferentes culturas, costumes e tradições de países e regiões do Brasil, por meio de barracas temáticas preparadas pelas unidades escolares e pela Secretaria Municipal de Educação.
A Festa das Nações possui caráter essencialmente educativo, cultural e integrador, constituindo-se em um espaço de convivência, aprendizagem e valorização da diversidade. As atividades desenvolvidas buscam ampliar o repertório cultural dos estudantes e da comunidade, fortalecer os vínculos entre escola e família e incentivar o respeito às diferentes manifestações culturais, tradições e identidades representadas no evento.
Além da programação cultural e gastronômica, a festa contará com atrações musicais nos dois dias. Na sexta-feira (25), o público poderá acompanhar os shows de Victor & Matheus e DJ Faiska. No sábado (26), a programação terá Valter Jr. & Vinicius e Paola Campa. Cada unidade escolar ficará responsável por representar um país, região ou tema, oferecendo ao público comidas e atrações relacionadas à proposta escolhida.
Confira a programação das barracas:
• E.M. Isabel Pimentel – Brasil | Região Sudeste: cachorro-quente de carne, frango ou misto.
• E.M. Maria Inês Brandolezi Chessa – Brasil | Região Sudeste: pastel de carne ou pizza e Copo da Felicidade, com pastel doce e Nutella.
• E.M. Dirce da Silva Estefani – Brasil | Região Nordeste: bolos, canjica e doces.
• Creche Nossa Senhora Aparecida – Brasil | Região Norte: açaí com opções de Nutella, creme de Ninho ou leite condensado e sorvete.
• E.M. João Matheus Telles de Menezes – Brasil | Região Sul: Barraca Gaúcha, com kafta e espetos de carne.
• E.M. Maria Darnel Carvalho de Castro – Itália: mini pizzas e suco.
• E.M. Soldado Mário Batista de Souza – Grécia | Santorini: lanche grego e bolo no pote.
• E.M. Guiomar Luzia Lucatelli Daud – Espanha: churros no cone.
• E.M. Odete Floriano Imada – Culinária Árabe: esfihas e kibes.
• E.M. Felisbela Lopes Tobardini – Argentina: choripán, pão com linguiça, e doce de leite.
• E.M. João Ramos Neto – Estados Unidos | Barraca Americana: hambúrguer, batata frita e picolé.
• E.M. Benedita Salgado Catelani e E.M. Antônia de Freitas de Jesus Gonçalves – Estados Unidos: coxa de frango frita.
• E.M. Nice Beolchi Nunes Ferreira – Disneyland: espetos de morango, maçã do amor, pipoca no balde, algodão-doce e brinquedos infláveis.
• Secretaria Municipal de Educação – Japão: yakisoba e tempurá.
A 1ª Festa das Nações da Educação foi planejada para reunir a comunidade em um ambiente de convivência, cultura e gastronomia, ao mesmo
tempo em que fortalece a participação das escolas municipais.









