Facilitar o acesso a documentos e garantir direitos de forma prática e gratuita é o objetivo do Projeto Cidadania Itinerante, que chegará a Bady Bassitt levando uma série de serviços oferecidos pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. A ação será realizada no Fundo Social de Solidariedade, nos dias 17 e 18 de novembro, e é aberta a toda a população.
Durante os dois dias, os moradores poderão solicitar segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho digital, entrada no seguro-desemprego, elaboração de currículos, atestado de antecedentes criminais, consultas SERASA, cadastro de ID Jovem, orientações sobre o Procon e defensoria pública, além de testes rápidos, aferição de pressão e teste de glicemia realizados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Haverá também atendimentos voltados para acolhimento de denúncias e encaminhamentos aos programas e coordenadorias da Secretaria, que tratam de temas como direitos humanos, diversidade e igualdade racial.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Gisele Fortunato, destaca que a vinda do Projeto é uma oportunidade para aproximar a população dos serviços públicos. “A Ação facilita o acesso dos munícipes, principalmente de quem tem dificuldade para se deslocar até outras cidades. O Cidadania Itinerante representa o cuidado com o cidadão, garantindo que cada um tenha acesso aos seus direitos de maneira simples e acessível”, afirmou.
Com estrutura montada no Fundo Social, o projeto vai transformar o espaço em um ponto de atendimento e orientação, reunindo em um só lugar diferentes serviços voltados às necessidades do dia a dia. A expectativa é de grande participação dos moradores, que terão a chance de resolver pendências, atualizar documentos e buscar informações com mais facilidade.